No bico da pena

Tolstói

Leon Tolstói e sua esposa Sofia

“Aquele que conheceu apenas a sua mulher, e a amou, sabe mais de mulheres do que aquele que conheceu mil.” (Tolstói)

Leo,  Leon ou Liev Tolstói –(1828 -1910 )um dos maiores escritores da literatura, não só russa, mas universal.

Tolstói pertencia à aristocracia russa e perdeu cedo, aos nove anos, seus familiares imediatos, sendo criado por preceptores. Como escreve em seu diário, não fazia um bom retrato de si. Se achava feio, ignorante, tímido, irritadiço, pretensioso, intolerante, entre outras coisas. Demonstrava grande sensibilidade desde cedo.

Sua obra Guerra e Paz, obra que virou filme, é muito interessante. Retrata  a Rússia da época.  O sentido da vida em sociedade, as relações psicológicas envolvidas,  a aristocracia e a invasão de Napoleão e sua derrocada,  quando os soldados morrem no frio inverno russo, na tentativa de retornar à  França, depois de ter incendiado e destruído Moscou. Fez um enorme sucesso quando de sua publicação, surpreendendo inclusive o autor.

O site releituras avalia a dimensão do romance:  Considerado um dos romances mais importantes da história da literatura universal e uma das obras-primas do realismo, “Guerra e paz” é uma visão épica da sociedade russa entre 1805 e 1815. Dela emana uma filosofia extremamente otimista, que atravessa os horrores da guerra e a consciência dos erros da humanidade. (www.releituras.com/ltolstoi_menu.asp)

Outro romance famoso de Tolstói é Anna Karenina, abordagem psicológica que retrata a situação feminina da sociedade da época. Também foi filmado, em três épocas diferentes. A primeira versão, de 1935, é americana, teve Greta Garbo no papel principal, como Anna Karenina, uma aristocrata da alta sociedade, a quem nada falta materialmente, mas que por um profundo vazio existencial se envolve num caso extra-conjugal.

A segunda versão, 1948, produção inglesa, com  a direção do francês Jean Divivier , tem no papel principal Vivien Leigh, a Scarlet Hoara de E o vento levou

Em 1997 sai outra versão americana, com a direção de Bernard Rose e tem Sophie Marceau, como Anna Karenina.

Tolstói casou aos 34 anos, com Sofia Andreevna com quem teve 13 filhos. Adepto da não violência, se inspirou em Henry Thoreau e serviu de inspiração a outros pacifistas, o mais conhecido, Mahatma Ghandi, com quem se correspondeu até sua morte.

Ele não ligava muito para a formação acadêmica, mas lia muito, em russo, francês e alemão, principalmente livros e ensaios de história e filosofia. Sua última obra escrita foi Ressureição.

A busca de sentido e resposta para a crucial pergunta quem sou eu? pautou sua vida.  Foi uma personalidade de muito poder na Rússia, crítico da Igreja Ortodoxa, da qual foi excomungado e expulso, do Estado e do imperador, que o temia. Dizia-se que ele tinha mais poder do que o soberano. Mas ele era um pacifista. A medida que envelhece, volta-se para a natureza, a vida simples, e tem muitos seguidores.

Morre de pneumonia aos 82 anos numa estação de trem, depois de fugir de casa, pois queria viver seus últimos dias num mosteiro em meio à natureza e a simplicidade. Estava em companhia da filha médica Aleksandra Lvóvna.

Debilitado pelos desconfortos da viagem, uma semana depois da fuga adoece, e dia 7 de novembro de 1909, antes de morrer dita para a filha algumas conclusões a que chegara:  « Deus é aquele Todo ilimitado, do qual o homem se reconhece numa parte limitada. Na verdade só Deus existe. O homem é uma manifestação sua na substância, no tempo e no espaço. Quanto mais a manifestação de Deus no homem (vida) se junta às manifestações (de vida) de outras substâncias, mais ele existe. A ligação desta sua vida com a vida de outras substâncias concretiza-se no amor…»

Pelo visto, alcançou a sabedoria e partiu em paz.

Anúncios

Opine, participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s