Adoro o inverno, esse frio seco, com o sol aparecendo meio tímido. O céu fica azul, limpo, toda sujeira parece que vai embora. A gente se encolhe, recolhe, e fica mais com a gente mesma. Dá vontade de ficar na ‘toca’, curtir o calor do fogão a lenha!
Que delícia que é um foguinho, a chaleira com água chiando, pronta para o chimarrão, o pinhão assando na chapa, estalando para avisar que está no ponto! Na frente, aquela sujeira, cinza, resto de graveto, lenha secando…que importa? Me sinto um pouco como a gata borralheira dos contos de Grimm, (numa versão mais madura…hahaha… )
Esse inverno gelado me remete aos invernos da minha infância. Era muito frio, a gente ia a pé para a escola. Carro não existia, e praticamente nenhum dos confortos e facilidades atuais. Só a vontade de aprender. E a gente era feliz! Cheio de esperança, curiosidade e vontade.
Nesta época tresloucada e cheia de estímulos e apelos, onde excessos de toda ordem invadem o dia oferecendo receitas de felicidade, mais do que nunca é importante ficar atento e não se deixar desviar da verdadeira fonte. – Ela está dentro de nós, na nossa conexão profunda com nossa alma, com a natureza e através dela, com Deus, que é e está em tudo.
O inverno pode ser um grande auxílio neste processo, pois nos propicia um silêncio maior, menos estímulos externos, mais reflexões, e uma grande chance do melhor encontro da nossa vida acontecer:
conosco mesmos!
Aquela sensação de plenitude, de estar bem, de não precisar de nada, só pode ser encontrada neste encontro. E nada, absolutamente nada, se equipara com ela.
Com fogão a lenha, ou sem, curta o inverno, aproveite essa fase de recolhimento, prepare-se, para que na próxima primavera possa explodir em flores e frutos a partir dos seus achados!
Bom inverno! Com muito calor, do sol, do fogão e do coração!
Caros bom dia !
eu estou querendo comprar um fogão deste
por favor me indique onde posso encontrar.
luzemar paulo
obrigado.
CurtirCurtir
Luzemar,
procure representantes da Venax, fábrica de V. Aires, RS. Boa sorte
CurtirCurtir
Alguém sabe onde tem pra vender, igual a esse fogão da foto, procuro com o forno maior.
CurtirCurtir
Ola Allysson,
É da Venax – de V.Aires. Deve ter em vários revendedores autorizados. Depende onde você mora…
CurtirCurtir
Fogão a lenha, lembro da minha infância, inverno muito frio , vinha da escola, ficava
sentada pertinho do fogão, estendia os braços sobre ele e aquecia as mãozinhas.
Quando visitava minha querida vózinha Omama, assávamos pinhão sobre a chapa
do fogão a lenha e comíamos com muito prazer nas tardes de inverno.
Saudades….
Abraços,
Rita
CurtirCurtir
Boas lembranças…e tempos inesquecíveis! Que bom que a gente teve essa infância maravilhosa…nooossa!
Muitas peraltices, atrás de bergamotas e laranjas, e tantas outras coisas!
grande bj Rita
CurtirCurtir
Olá,
Isso é prosa com sentido poético!
Engraçado é que o inverno de Portugal é bem húmido, entra nos ossos de tão molhado e com pouco frio nos congela. 10ºC positivos representam 0ºC em clima seco (imagino eu).
O romantismo da infância sempre tráz saudade, pois recuando no tempo, nos lembramos da energia que tinhamos e das coisas que estávamos disposto a fazer.
Ainda sobre o recolhimento, no inverno, é bom e completo se nos abstivermos da tv, pois aqui no inverno temos o natal e aí não há recolhimento sem bombardeamento de consumismo. Aí fica tudo estragado.
Beijos e bom recolhimento.
Arnaldo Marques
CurtirCurtir