A medieval Cortona

 Ao visitar a Itália, uma das cidades que teve que fazer parte do itinerário foi  Cortona.  Adoro cidades medievais, tenho verdadeiro fascínio por suas construções rústicas de pedras, sei lá  porque…coisas de outras vidas???… Castelos também fazem parte desse encanto.

Pelos idos de 2006,  assisti um vídeo de um concerto do maestro holandês André Rieu em Cortona e decidi que iria conhecer essa cidade.     E sou assim, quando decido uma coisa, ela tem sérias chances de se tornar real…pode levar algum tempo (como geralmente leva), mas se realiza.

Cortona é uma cidade medieval de origem etrusca, encravada num dos morros mais altos da região, na província de Arezzo, numa altitude de 600 metros. Serviu de cenário para o famoso filme ” Sob o Ceu de Toscana “, de 2003, com Diane Lane.

Andar por suas ruas e ruelas estreitas e íngremes requer um bom preparo físico.  A gente acaba ‘bufando’ nesta volta ao passado, mas vale mais do que a pena, quando se admira o Val di Chiana lá de cima, com sua zona rural, vilarejos, aquela vasta natureza cultivada, lagos, etc.    É muito lindo.

Uma ideia que acalento naqueles cenários, por isso tanta vontade de circular e andar naquele ‘morrão, é ambientar parte de um romance (já começado, mas por hora parado). Tenho a pretensão que seja um best seller (sonho de adolescente), para sonhar ainda não pagamos imposto, então, por que não???      Tudo começa no pensamento…

Pena que o tempo sempre é pouco em cada lugar que se vai. Mas pretendo retornar algum dia para aquele pequeno paraíso medieval etrusco.
As imagens (caminhadas) mostram um pouco do que deu para absorver, com as retinas e com a handycam. Graças à tecnologia podemos guardar e prolongar nossas impressões por mais tempo.

Grazie Cortona!  Tanto antica e tanto bella!

Anúncios

2 comentários sobre “A medieval Cortona

  1. Parabéns, bonita apresentacao. Cortona Medieval, com suas ladeiras íngremes que obrigam a gente caminhar devagar, para que se dê atencao aos casaroes e a bonita paisagem. As vezes até tive a impressao que uma voz dizia baixinho: Estas pedras que pisas já há muito antes de ti aqui estavam e seculos depois de ti ainda aqui estarao. Cortona foi fundada pelos etruscos e conquistada pelos romanos no ano 310 antes de Cristo. O imprecionante murro da cidade foi construido no lV seculo depois de Cristo. Grande parte das casas sao da Idade Média e Renascenca. Um dos filhos mais conhecidos de Cortona é o pintor Luca Signorelli, algumas de suas obras estao espostas na Catedral. Assim como obras de Fra Angelico.

    Curtir

Opine, participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s