Em 2008 acompanhei a Nara, ganhadora de um concurso de design aqui no Brasil e que ganhou, como prêmio, uma visita à Feira de Brinquedos de Nürnberg. As vezes falar alemão tem lá suas vantagens.
Visitamos o mais antigo castelo da cidade, o Kaiserburg, uma construção do século XI. Ali foi coroado o primeiro Imperador Sacro Romano, Carlos Magno, ou Karl, der Grosse, no ano 800. Todos os Imperadores romanos moraram ali, até 1806 quando o Império foi dissolvido durante as Guerras Napoleônicas.
Era uma cidade rica e opulenta. Comerciantes e artesãos e sábios tinha seu endereço por lá. Ela teve importante participação na Segunda Guerra Mundial, tendo sido sede do Partido Nazista. Foi a segunda cidade mais destruída durante o conflito bélico, só perdendo para Dresden, no leste europeu. Foi palco do famoso Julgamento de Nurenberg.
Tem muita, mas muita história naquelas paredes. Pena que o tempo sempre é meio restrito, mas deu para pegar o gostinho do ‘quero voltar um dia’.
Embora se fabricassem brinquedos em Nürnberg desde a Idade Média, vendidos nas Feiras de Natal, foi no século XVI que esse mercado se ampliou com as miniaturas feitas pelos artesãos e até hoje conhecidos. A partir do século XIX passou a ser referência mundial com a produção industrial de brinquedos. Desde 1950 Nurenberg sedia anualmente a mais importante Feira Internacional de Brinquedos.
É uma cidade linda, me senti em casa por lá.
Opine, participe!