Um pouco de JANE AUSTEN

A escritora  e romancista Jane Austen nasceu em  Steventon, Hampshire, sul da Inglaterra, em 16 de dezembro de 1775.  É considerada a mais importante da literatura inglesa, depois de Shakespeare.

Passou boa parte de sua vida na cidade termal de Bath, onde escreveu alguns de seus romances. Lá tem hoje um pequeno museu, o Jane Austen Centre.

Fazia algum tempo que eu pretendia conhecer Bath, pois sou fã das histórias de Austen, e na minha viagem à Inglaterra, em setembro, aproveitei para faze-lo. Circular no local que inspirou suas histórias, mesmo séculos depois, é ver um pouco seus personagens sob o seu prisma.

Também morou em Southampton, onde vive meu filho hoje. Andando pela  cidade,  que ainda conserva muitos dos seus muros romanos, tendo a segunda maior muralha medieval remanescente da Inglaterra, encontrei uma placa nestas paredes, homenageando a ilustre escritora. Fiquei imaginando quantas vezes ela deve ter circulado por ali, perto das famosas docas. Anos depois, em 1912, sairia dali o navio Titanic.

                               Bargate, no centro de Southampton

Ela viveu e escreveu no período georgiano, sob a regência do rei Jorge IV, mas sendo de origem rural, era nesta sociedade burguesa da época que ela tirava suas histórias. Morreu aos 41 anos em Winchester, antiga capital inglesa, de uma doença rara.

Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice) e Razão e Sensibilidade (Sense and Sensibility) fizeram muito sucesso nas telas do cinema na década de 90, além de Emma, Mansfield Park, Northanger Abbey  e  Persuasion.

A foto do atual painel do meu blog foi tirado em Bath.  Quem sabe o espírito  da sagitariana  Jane não inspira esta sagitariana aqui, a dar vida e sequência ao romance começado e engavetado?!

Tomara.

Anúncios

Um comentário sobre “Um pouco de JANE AUSTEN

  1. Gosto muito desta autora, que continua sempre atual, mas muito mais por causa de seu ingles cultivado. Jane Austen nasceu aos 16 de dez.. 1775 na casa paroquial de Steventon,Hampshire, era a setima de 8 criancas. Ela tinha 6 irmaos e uma irma mais velha. Seu pai o Rev. George Austen (1731 – 1805) deu grande valor para que todos seus filhos tivessem uma formacao educacional de alto nível. Dois de seus filhos fizeram carreira na marinha e chegram ao grau de Admiral. Na época nao era comum dar ás filhas mulheres o mesmo nível de educacao, como aos filhos varoes. Os romances de Jane Austen foram publicados sob o pseudônimo ” by a Lady “. Suas obras tiveram grande aceitacao e revolucionaram a sociedade inglesa. É considerada a maior ESCRITORA inglesa. Ela era tao bem quista e considerada que foi sepultada na Catedral de Winchester. Desde 1940 até 2009, 23 de suas obras serviram de tema para filmes.

    Curtir

Opine, participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s