O rei da valsa no Brasil –

O maestro holandês André Rieu com a orquestra Joahann Strauss, tenores e sopranos, entre as quais, para orgulho nosso, duas brasileiras. Ginásio do Ibirapuera – São Paulo.

Já assisti muitos concertos e apresentações de André Rieu, mas em vídeos e Dvds. A vivo foi a primeira vez, dia 5 de junho em São Paulo.

Conheço sua música a quase uma década, pelas apresentações da Rede Vida de Televisão. Era tão aficcionada e fã, que em 2004 fui até a Holanda para conhecer sua Terra Natal. Não tive sorte, não tinha concertos, haviam chegado do Japão na véspera, mas conheci os estúdios que tinham sido construídos a pouco e a charmosa e antiga cidade, Maastrich,  onde ele nasceu e vive, no sul da Holanda.

Estava a algum tempo tentando assisti-los ao vivo, mas as vezes que fui para Europa eles estavam em outros países. Como finalmente vieram ao Brasil, aproveitei a oportunidade.

É um espetáculo lindo, divertido e prazeroso. Tanto cenicamente, com o figurino lindo que as mulheres usam, que nos remetem ao romantismo e a feminilidade do tempo das valsas de Strauss (e essa é a intenção do maestro e sua orquestra)como pela iluminação e a qualidade do som.

Para quem já vendeu mais de um milhão de discos e viaja todo o mundo, a receita deu mais do que certo. É música clássica, mas adaptada ao gosto mais popular, intermediada com pequenas brincadeiras e humor. O resultado é uma platéia descontraída, alegre e participativa.

Das três sopranos, duas são brasileiras, talentosíssimas. Carla Maffioletti é de Porto Alegre e Carmen Monarcha de São Paulo (nascida no Pará). O que vemos e escutamos nos Dvds é o que vemos no Show, mas tem o sabor da energia direta, da presença física de todos. É diferente.

                    Viva André Rieu e sua orquestra! Parabéns a todos!

Anúncios

2 comentários sobre “O rei da valsa no Brasil –

  1. Que me chamem de antiquado, out, no go, ou sei lá o que… eu gosto da maneira de interpretacao que é com muito sentimento e admiro o maestro André Rieu por demais. O Fan Club dele aqui na Alemanha é enorme, seus concertos estao sempre superlotados. Em junho de 2010 fomos visitar uma familia amiga em Radolfzell ás margens do Lago Constanca. É a regiao onde Rainer passou a infancia e juventude. No dia 11 de junho os amigos nos convidaram para darmos um passeio de barco e atracamos na Ilha Mainau, Também chamada “Ilha das Flores” ela é propriedade dos condes Bernadotte parentes da família real da Suécia.Faz uns 20 anos que a ilha foi aberta para visitacao pública. É um pequeno paraíso com um mar de flores, palmeiras, figeiras, limoeiros, orquidiário e uma criacao de borboletas o clima é muito ameno no inverno, É uma atracao turística, tem restaurantes e saloes de festa. Uma parte do palácio pode ser visitado, a igreja barroca ao lado do palácio, pode ser alugada para cerimonias de casamento. A surpreza foi que naquela tarde até noite a dentro, um concerto com André Rieu e sua orquestra. Nossos amigos tinham comprado as entradas sem dar um único pio. Foi uma noitada inesquesível. O palco foi levantado no pátio do palacio e o público tomou lugar parque a dentro. Foi o concerto mais romantico que tive oportunidade de presenciar até hoje, ao ar livre, a brisa agradável de verao o sol caindo, o céu devagarinho mudando de cor, as luzes ascendendo pouco a pouco no palácio e no parque e a interpretacao musical inédita da orquestra de André Rieu.Sentí-me como no paraíso. Como brasileiro sente-se um carinho e orgulho muito especial pelas sopranos Carmen Monarcha e a gaúcha maravilhosa Carla Maffioletti.

    Curtir

    1. Bacana Elstor. Deve ter sido SUPER…naquela ilha paradisíaca. Ainda gostaria de conhecer, só ouvi falar.
      Quem não pode ir lá, (por ora) se contenta com o Ibirapuera (naquele transito infernal) de São Paulo… grande abraço

      Curtir

Opine, participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s