Viena, cidade multicultural

IMG_0251Fazia algum tempo que eu pretendia visitar Viena.Finalmente aconteceu.
É uma cidade tranquila, que respira e transpira arte e cultura a começar pela arquitetura que domina suas construções.  O antigo Palácio -Hofburg – da família imperial dos Habsburgs, é um complexo que ocupa inúmeros quarteirões no centro da cidade. Tudo é majestoso.  O Parlamento, a Prefeitura, os museus, e são muitos, as igrejas e a maioria dos prédios públicos.
Tem poucos edifícios mais altos, o que a torna uma cidade agradável de circular.
O sistema de transporte público é excelente, com uma integração muito eficiente entre ônibus, metrô e bonde.
Como diariamente circulam milhares de turistas dos quatro cantos do mundo, oferece uma vasta atividade cultural, alem de renomados museus, consertos, operetas, óperas, shows, apresentações,etc.
Com uma gastronomia diversificada, o Wiener Schnitzel (bife de porco a milaneza) é o prato mais popular, e a sobremesa, não podia deixar de ser o Apfel Strudel (torta de maçã). O café, que nós, por influência portenha, nominamos de cortado, lá é melange. Bom igual.
Tive oportunidade de assistir a uma ópera na tradicional Staatsoper, A Flauta Mágica, de Mozart, claro, a estrela maior dos austríacos.

IMG_0161

Visitar o Castelo ou Palácio de Schönbrunn é imprescindível. Alem da visita interna, aos apartamentos reais, tem o enorme parque e jardins, a Gloriette, bosques, fontes, zoológico e muito mais. Um dia é pouco.

Ir a uma Heuriger também é uma boa pedida. É um tipo de restaurante-cave, que produz e serve o vinho do ano (vinhos jovens). A que fomos, Wolff,  teve um show, com música de operetas e dança enquanto se janta. Muito agradável. Funciona desde 1609, em Neustiff, na periferia de Viena.

IMG_0189

Viena é Viena. Com seu charme, seu encanto, suas carruagens, os cavalos Lippzaner, o rio Danúbio, sua cultura, Mozart, e outros compositores que por lá viveram, como Beethoven, sua fantástica arquitetura, entre tantas outras coisas…Adorei Viena.

Anúncios

Um comentário sobre “Viena, cidade multicultural

  1. Viena é uma filosofia de vida, famosa com sua longa historia é sem igual, é um estado d’alma… Só posso mencionar Rudolf Sieczynski ( *23 de fevereiro de 1879 em Viena e + 5 de maio de 1952 em Viena) com ancestrais poloneses. Compos diversas cancoes Vienenses da maioria também escreveu a letra.
    Aqui o segundo verso de:

    Wien, Wien, nur du allein
    sollst stets die Stadt meiner Träume sein!
    Dort, wo die alten Häuser stehn,
    dort, wo die lieblichen Mädchen gehen!
    Wien, Wien, nur du allein
    sollst stets die Stadt meiner Täume sein!
    Dort wo ich glücklich und selig bin,
    ist Wien, ist Wien mein Wien!…

    Curtir

Opine, participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s