Winchester Cathedral

IMGP0777

http://vimeo.com/20102104

A catedral de Winchester fica na cidade inglesa com o mesmo nome, que é a capital do condado de Hampshire, no sul da Inglaterra.

A igreja data do século VII, com origem anglo-saxã, ainda pagã.

Posteriormente passa por diversas reformulações, através do séculos, até tornar-se uma das mais importantes e imponentes catedrais do Reino Unido, e com a maior nave das igrejas europeias.  Um ícone da arquitetura.

Winchester foi a capital do reino anglo-saxão de Wessex,  entre o sec. VI e IX, quando surge o estado inglês.  Boa parte da sua arquitetura  traz características romanas, de onde se originou.   Os romanos andaram por toda a Ilha do atual Reino Unido.  Southampton e Bath são outros exemplos  bem vivos ainda dessa época, perceptíveis  na arquitetura remanescente.

Ali também viveu o rei Arthur, e sua Távola Redonda (restaurada, não a original ) está exposta no Museu

Os primeiros reis foram ali enterrados, um deles, Alfredo, o Grande, primeiro rei de Wessex, responsável por libertar o país do jugo dos invasores nórdicos ou vickings.

Jane Austin,  a segunda mais venerada escritora do Reino Unido, depois de Shakespeare, claro, faleceu em Winchester e está enterrada na grande e suntuosa  catedral.

A catedral de Winchester é administrada por cem pessoas empregadas e seiscentos voluntários, segundo refere o reverendo James Atwell,  decano. Além da arquitetura sui generis, pode se admirar uma Bíblia do século XII com lindas ilustrações coloridas. Possui 16 sinos, o mais antigo datando de 1621.

Anúncios

Opine, participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s