Antes da Coca-cola transformar o Natal num comércio, havia Saint Nicholas – S. Nicolau, um bispo nascido na antiga Grécia no século IV, conhecido por sua generosidade. O seu dia é comemorado na Europa dia 6 de dezembro, onde as crianças (que se comportaram bem) ganham presentes. A isso se juntou posteriormente a comemoração do nascimento de Jesus, dia 25 de dezembro. Data para lembrar aos cristãos o porque de sua generosa vinda.
Por volta da década de 40, a empresa que inventou as “garrafinhas viciantes” de uma mistura adocicada, gaseificada, de cor marrom, teve a brilhante idéia de lançar um protótipo de bom velhinho, barbudo, barrigudo, (provavelmente de tanto tomar aquela “calda” ) chegando de trenó carregado de presentes, uma boa maneira de seduzir mais ainda seus usuários, todos, claro, adeptos de livre e espontânea vontade.
Todos gostamos de presentes, é um hábito salutar, pena que o motivo verdadeiro, o da generosidade, da doação, da fraternidade e solidariedade fica de fora nesta troca. Principalmente entre as crianças.
Mas enfim, que tenhamos todos um NATAL MARAVILHOSO, com ALEGRIA e PAZ no coração. Que nossas mentes se iluminem para nos manter focados no que realmente importa para cada um nós.
Opine, participe!