Por que tem um gato de costas no meu perfil do G+ ?

Achei por bem relatar uma experiência que tive há algumas semanas, a partir do meu perfil do G+. Tenho essa conta e perfil a um bom tempo, alguns anos. Uso pouco, e nem lembrava que era público.

Recebi um e-mail de uma pessoa, em inglês, supostamente americana. Começou elogiando minha foto, que me achava muito bonita e provavelmente nos conhecíamos de algum lugar.

Bem, isso pode acontecer. A gente anda por aí em outras cidades, outros países, aeroportos, etc.

Educadamente respondi e perguntei qual era o perfil dessa pessoa no Google, queria saber quem era. Disse que poderia ser possível a gente ter se  esbarrado em algum evento ou aeroporto.

Na resposta do próximo e-mail vieram duas fotos de um homem, de meia idade, bem apessoado, mas não veio o perfil do G+. Achei estranho. Continuaram os elogios (tipo massagem de ego…) e que ele já havia estado no Brasil, e queria vir novamente, e que gostaria muito de me conhecer. Que era viúvo fazia 7 anos…blá blá, blá…

Então perguntei em que cidade ele havia estado, se Rio de Janeiro, São Paulo ou outro lugar específico.  Disse que sua foto não me era estranha, mas não lembrava ninguém especifico.

Resposta evasiva. Perguntando se eu era casada, continuaram os elogios sobre minha foto, etc.

Respondi que lhe desejava sorte na próxima vinda ao Brasil, que eu era casada, e dei a entender que encerrava esse colóquio ali.

Como dias antes eu havia visto uma reportagem na TV, não recordo o canal, mas falava de uma quadrilha do exterior que estava dando golpes em mulheres aqui no pais, extorquindo dinheiro, ou facilitando a entrada na alfândega através de um convite, liguei ao fato. Algumas mulheres haviam perdido uma boa quantia, (cá para nós, haja ingenuidade, mas não  estamos aqui para julgar ninguém…) Teve inclusive nigerianos que foram presos aqui no pais, envolvidos nessa quadrilha, segundo a PF, especializada em abordar mulheres.

Logo após eu dar essa resposta encerrando esse colóquio, recebi um e-mail enorme contando uma história cheia de detalhes, que ele era francês, mas morava nos EUA, que era viúvo, que a filha de 15 anos estudava numa escola de aviação na Franca para ser piloto, que ele havia estudado em universidades americanas e inglesas, enfim, uma maravilha.

Perguntou novamente a quanto tempo eu estava solteira, (sendo que eu havia escrito que era casada) e que trabalhava com investimentos, que estava no aeroporto numa outra cidade americana esperando um pessoal de Dubai, e não tinha lido meu último e-mail… Creio que para ignorar o fato de eu estar encerrando o contato.

Aí tive certeza de se tratar  de um picareta, sem vergonha, pilantra, tentando dar o golpe.

Fui pesquisar em como descobrir o IP do remetente dessa mensagem, e a origem. Uso o Mail da Apple, não saberia como, mas na página do Gmail do Google tem como descobrir.

Bem, o primeiro e-mail veio de um computador da França. Pesquisei sobre relatos de fraude, aparecia alguma coisa. Os e-mail seguintes vieram de um PC americano. Quando fui verificar num site sobre esse IP, apareceram 247 relatos de fraudes, das mais diversas. Também deixei o meu registrado lá.

Gostaria de ter passado para a PF o ocorrido, mas não encontrei online, como.

A primeira coisa que fiz, foi entrar minha conta do G+, tirar minha foto, colocar a do meu gato, de costas, e trocar o “público”, por apenas amigo e conhecidos.

Por isso, lá esta meu gato, dando as costas …:-)

Fique com um pé atrás! Serve como alerta.

Opine, participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: